Café & Chá

Foto: Elisabete Rodrigues
   

Que o café é o preferidinho, todo mundo já sabe né? Nesta situação, prefiro suco viu amore.
Suco sem açúcar.


Foto: Elisabete Rodrigues / Café da manhã


Café

São diversos tipos de grãos e, para quem aprecia a bebida, isso faz toda a diferença na hora da degustação. E, se existem variações nos tipos, também é possível fazer diversos tipos de outras bebidas deliciosas com ele. Outro fato é que antigamente o querido cafezinho era relacionado com insônia e problemas cardíacos, mas hoje pesquisas comprovam que ele faz bem, indo além da reposição de energia, ajudando a diminuir a depressão, inibir o alcoolismo e prevenindo doenças como o Alzheimer.


Foto: Elisabete Rodrigues / Chá com pão de forma integral Wickbold


Minha família ama café, até meu filho adora café e, todos nunca entenderam porque a única da família que não gosta de café sou eu, nem eu sei, mas experimentei uma vez, não gostei, nunca mais, e meu preferidinho é o chá. 
Todos respeitam o meu gosto, e respeito também o gosto deles.


Foto: Elisabete Rodrigues / Chá com pão doce recheado


O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá (Camellia Sinensis), geralmente preparada com água quente. 
 
Foto: Elisabete Rodrigues / Chá e bolo de cenoura com chocolate


Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, contato com outras ervas, especiarias e frutos. 


Foto: Elisabete Rodrigues / Chá com bolo de chocolate

  
Se eu gosto de Cappuccino? Sim!



Foto: Elisabete Rodrigues / Rei do Mate Shopping Tatuapé - Cappuccino


 
Cappuccino


Sua fórmula tradicional é feita de café, leite vaporizado e espuma, e em Sampa é normalmente combinado com um toque de chocolate e até de canela.  

Foto: Elisabete Rodrigues / Rei do Mate Shopping Boulevard - Cappuccino com pão de queijo quentinho


A lenda conta que durante uma invasão à Itália, os islâmicos fugiram e deixaram diversas sacas de café. Como os grãos tinham amargor excessivo, foram misturados com leite e mel, criando uma primeira versão da bebida.

Meu chá:


Foto: Elisabete Rodrigues / Chá com pão doce de ameixa

 
Cultivados em diversas regiões do mundo e de origem milenar, o café e o chá têm muito mais pontos em comum do que imaginamos. 


Foto: Elisabete Rodrigues / Chá com pão sovado Panco 

 
A começar pela popularidade: depois de água, são as duas bebidas muito consumidas no mundo.  Também o preparo em infusão é característica dos dois, assim como a presença de cafeína; tanto no fruto do cafeeiro quanto na folha da Camellia sinensins. Essa é a planta que resulta no “verdadeiro” chá, que pode ser branco, amarelo, verde, preto…
Há, ainda, o consumo motivado por propriedades, efeitos e até usos medicinais. Aliás, é aqui que as duas bebidas começam a se mostrar diferentes: enquanto uma é mais famosa por despertar, a outra é mais lembrada em momentos de relaxamento. Está aí uma das razões para demandarem negócios distintos no mercado, as cafeterias e as casas de chá. Ambas são apreciadas em qualquer hora e lugar devido à praticidade de consumo e ao bem-estar que proporcionam. Mas possuem características distintas; isso faz com que sejam bem diferentes na hora de comercializar.

Conclusão: Não me ofereça café. Não bebo de forma alguma café puro, nem leite com café.  

Foto: Elisabete Rodrigues
 
Detalhe: Nada de açúcar no chá.


Foto: Elisabete Rodrigues / Leite Molico com Nescau e pão italiano
  
Leite com achocolatado? Aceito! Sem açúcar.


Foto: Elisabete Rodrigues / Leite Ninho com Nescau e baguete de queijo x biscoito de água Panco

Beijokas

Foto: Elisabete Rodrigues


Elisabete R💋drigues


Foto: Elisabete Rodrigues



Leia muito mais com UOL por 1 mês Grátis
Notícias do Brasil e do mundo de até 3 dispositivos
São Milhares de conteúdos para ler em qualquer lugar.
Experimente um mês gratis!
Experimente um mês gratis